- Área: 2063 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:João Morgado
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Fabricantes: Fosroc, Kessel, Stormer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade marítima de Sabah Alahmed Alsabah, na parte sul do Kuwait foi desenvolvida com o propósito de expandir a linha costeira disponível e de trazer o mar para o deserto, criando uma série de canais ancorados por várias docas e marinas, e por outras atividades recreativas. Os cinco lotes das cinco residências situam-se num dos canais interiores com essa relação sobre o mar.
Desde logo, a ideia consistiu em desenvolver um sentido de unidade, usando a mesma linguagem arquitetônica de geometria simples, assim como o mesmo conceito primário e o mesmo programa organizativo, resultando numa imagem contemporânea de continuidade e proporção, onde suaves e harmoniosas variações garantem uma complexidade e uma diversidade controlada a este conjunto de casas.
A definição do programa envolve uma interpretação dos modos de vida Kuwaitianos e das suas necessidades inerentes, relacionando as áreas sociais familiares com a praia, os pátios exteriores, jardins e piscina. Posicionados no piso térreo e com vista privilegiada sobre o canal, partilham a capacidade de combinar os usos por parte dos seu utilizadores, com o objetivo de maximizar a flexibilidade, assim como, associar os espaços interiores aos exteriores de uma forma confortável, estendendo a casa até aos limites do lote. No lado oposto à praia, junto à entrada é colocado o espaço de recepção formal para convidados, a diwanyia.
O primeiro piso surge cintado por uma parede envolvente, parcialmente perfurada, que garante efetivamente a privacidade imposta pelo programa. Suporta certas variações programáticas sem comprometer a unidade enquanto conjunto. Mais contido em si mesmo, é reservado aos quartos, com uma vista abrangente e protegida, sobre a cidade.
A vista panorâmica de 360 graus sobre Khiran, faz da cobertura um apetecível espaço de lazer, combinando uma zona de estar e socializar, tornando-o num local ideal para experimentar o pôr-do-sol quando a ausência de sombra é tolerável. As instalações dos funcionários, situados em diferentes pisos, estão conectados diretamente com os seus círculos de atividade.
Esta ideia repete-se pelas cinco casas, multiplicando o mesmo conceito organizacional elementar. Apesar de o esquema ser muito semelhante, a composição volumétrica apresenta ligeiras variações que fazem cada casa única da sua própria forma. Quando vistas da estrada, as casas têm uma repetição mais clara dos mesmos princípios, do lado do canal é possível entender uma heterogeneidade mais evidente. A abordagem simples e neutra, procura restaurar o uso, as funções e a habitabilidade, com um conceito básico de pátios e sombra, em contradição natural ao que a este ponto revela este desenvolvimento urbano. A anarquia de desenhos arquitetônicos, falta de critério nas cores, texturas, opções construtivas e volumetrias, começa a criar uma certa imagem heterogénea de um lugar ainda em definição